O que são empresas de valuation?

22 de março de 2024 | Valuation | 0 Comentários

Descobrir o valor da sua empresa no mercado é fundamental para entender o quão atrativa ela é para investidores e potenciais compradores.

Essa avaliação é realizada por meio da ferramenta chamada “Valuation“, um cálculo elaborado para estimar o valor intrínseco da empresa.

Existem diversos métodos para conduzir essa análise, que vão além de simplesmente considerar o faturamento e o
patrimônio físico.

Para obter resultados precisos, é necessário escolher a técnica mais adequada ao calcular o valuation.

Portanto, familiarizar-se com esse processo e entender sobre quem o oferece é crucial para selecionar um especialista competente em avaliações financeiras.

Saiba mais sobre as empresas de valuation ao acompanhar a leitura.

O que é o Valuation de uma empresa?

O valuation, também conhecido como “avaliação de empresas” em português, é uma ferramenta utilizada para determinar o valor de uma empresa no mercado financeiro, considerando todo o seu potencial.

Esse processo permite identificar oportunidades de investimento e avaliar a situação financeira de uma companhia.

Diferentes métodos podem ser aplicados para construir o valuation, todos relacionados a análise de dados financeiros, como receita, número de clientes, perspectivas de crescimento, tendências de mercado, ativos e passivos, entre outros.

Qual a importância do Valuation?

A distinção entre custo, valor e preço é fundamental para compreendermos a importância do valuation.

Valor está associado a quanto o produto ou serviço será útil para o cliente, custo refere-se à quantia gasta na produção ou aquisição, e preço é a quantia que o vendedor irá receber.

Tanto o valor quanto o custo impactam em como será definido o preço final do produto ou serviço.

Portanto, o cálculo do valuation de uma empresa busca estabelecer um valor justo a ela, e assim determinar o preço adequado baseado no seu valor.

Ou seja, ele oferece uma transparência no mercado, contribuindo para que haja uma negociação segura entre as partes.

Ao determinar se a empresa está sendo subvalorizada ou sobrevalorizada para compra, o valuation auxilia a reconhecer as melhores oportunidades e quando evitar riscos. Tanto na Bolsa de Valores quanto em situações como vendas, divórcios, heranças ou fusões e aquisições (M&A).

Também é valioso para startups e gestão empresarial, fornecendo clareza sobre o valor real e orientando estratégias futuras.

As informações apresentadas pelo valuation são úteis também para serem declaradas em uma negociação, pois aborda dados como a lucratividade e a sua projeção de crescimento, o valor econômico além dos ativos, as dívidas (passivos) que possui e se estão controladas, a notoriedade da marca, entre outros.

O conhecimento do valor da empresa facilita negociações justas e decisões seguras, seja para investidores ou proprietários de negócios.

Tipos de Valuation

Tipos de Valuation

Como dito anteriormente, existem diversos métodos que podem ser empregados para determinar o valuation de uma empresa. A escolha do método é determinada pelo contexto, objetivo e natureza do negócio.

Conheça os principais:

  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC)

Sendo o método mais adotado no valuation, o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é ideal para empresas com fluxos de caixa previsíveis.

Para calculá-lo, é realizada uma projeção dos fluxos de caixa futuros da empresa, aplicando uma fórmula para trazer essa estimativa para o presente, a taxa de desconto.

O FDC se destaca ao avaliar a capacidade da empresa de gerar riquezas no futuro e antecipando os riscos do investimento.

  • Múltiplos de mercado

Os múltiplos de mercado são uma abordagem que compara a empresa com suas concorrentes. São analisados dados que determinam o desempenho de ambas, principalmente os fatores econômicos.

Esses indicadores ajudam a descobrir o valor da empresa ao considerar o valuation de companhias semelhantes. Essa metodologia é especialmente útil quando há ativos comparáveis, facilitando uma análise rápida.

  • Contábil (Valor Patrimonial)

O Valor Patrimonial, também conhecido como Valor Contábil, utiliza o patrimônio líquido para estimar o valor de uma empresa.

Para isso, são somados os ativos (propriedades, equipamentos, valores em caixa, etc.) e subtraído dos passivos, que compreendem as obrigações e dívidas.

  • Liquidação

O valuation de liquidação realiza o cálculo para determinar o valor de uma empresa considerando sua possível liquidação, isto é, a venda de todos os ativos e o pagamento de todos os passivos. Por conta disso, esta técnica foca no resultado a curto prazo.

Quem faz a avaliação de empresas?

O processo de valuation, ou avaliação empresarial, demanda a habilidade de profissionais especializados que possuam amplo conhecimento em finanças e no mercado.

A precisão é crucial, pois pequenos equívocos nos cálculos podem impactar significativamente na estimativa do valor da empresa.

Esteja ciente de que uma empresa pode ser erroneamente avaliada, seja subestimando ou supervalorizando, o que pode afastar investidores e prejudicar negociações.

As avaliações mais abrangentes e confiáveis geralmente são conduzidas por empresas de Valuation ou consultorias especializadas em avaliações de empresas, que podem ser empresas dedicadas a essa área ou avaliadores independentes.

Cuidado e benefícios ao contratar empresas de Valuation

Embora teoricamente qualquer pessoa possa realizar o cálculo com base nos dados financeiros, é altamente recomendável que a avaliação empresarial seja realizada por profissionais de contabilidade e consultores financeiros devidamente registrados em seus respectivos órgãos reguladores.

É importante também destacar que, ao escolher entre um avaliador de empresas e uma avaliação online, a primeira opção geralmente proporciona resultados mais precisos, embora envolva um gasto maior.

Os benefícios proporcionados pelos serviços de consultoria de valuation incluem uma interação direta com o avaliador, relatórios detalhados e orientações para valorizar a empresa, assegurando um processo mais preciso e respeitado no mercado.

Busque sempre profissionais confiáveis e avalie seus trabalhos e qualificações, certificando-se que possuam domínio em diferentes métodos de valuation, antes de contratar seus serviços.

Quanto custa um serviço de valuation?

Quanto custa um serviço de valuation?

O preço para adquirir um serviço de valuation não costuma ser fixo, pois diversos fatores podem o influenciar, incluindo o escopo da avaliação, o mercado em que estão atuando e, principalmente, o tamanho da empresa.

Quanto maior for a companhia que será avaliada, mais tempo levará para concluir o trabalho. O mesmo vale para a complexidade da empresa. Por causa disso, o consultor utiliza o tempo como ponto principal para definir o preço de uma valuation.

Embora o valuation de uma empresa possa ter um custo mais elevado em comparação com outras avaliações, dada sua natureza especializada e envolvimento com um conjunto mais restrito de variáveis, o retorno sobre o investimento costuma ser compensador.

Lembre-se também que o principal a se levar em conta deve ser a experiência da equipe de consultoria, pois assim você receberá um serviço de qualidade, independente do investimento.

Um pequeno erro de cálculo pode modificar o valor da empresa em milhares de reais. Por isso, descobrir o valor de uma avaliação de empresa torna-se uma preocupação secundária.

Conhecer o valor real da empresa e obter orientações para aumentar seu valor geralmente supera o investimento, contribuindo para decisões estratégicas mais informadas.

Conclusão

Como vimos, o valuation emerge como uma técnica abrangente, que auxilia em diversos âmbitos do mercado.

Ela contribui não apenas para uma gestão informada e crítica, crucial para enfrentar a instabilidade empresarial, mas também como uma ferramenta valiosa para investidores em busca de desempenho sólido.

Essa abordagem permite uma compreensão precisa do valor real de uma empresa ou ativo, evitando a aplicação em empreendimentos que não oferecem vantagens a longo prazo.

Portanto, é muito importante que empresários e investidores estejam informados ao máximo sobre o valuation, dedicando atenção especial à escolha do melhor serviço para realizar essa tarefa, uma vez que isso pode ter um impacto significativo em suas próprias operações.

Se você está buscando empresas de Valuation com profissionais confiáveis e qualificados para realizarem o serviço, entre em contato com a ASSET Brazil, empresa de soluções financeiras, atuando há mais de 15 anos em São Paulo.